O Espaço SMAS de Sintra vai receber, de 31 de janeiro a 24 de março, a exposição “SOS Planeta”, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância do Ambiente e da Sustentabilidade.
A mostra é voltada para as crianças entre 4 e 12 anos, que poderão se divertir com experiências, demonstrações científicas e jogos interativos relacionados ao tema. Os pequenos ‘ecokids’ serão incentivados a se tornarem Guardiões da Terra, aprendendo e superando desafios.
A exposição é uma forma de preparar as crianças para um mundo mais saudável, de acordo com os conteúdos curriculares do 1.º e 2.º ciclos.
A exposição apresenta duas áreas distintas: a Zona Verde (Ecologicamente sustentável) e a Zona Cinza (Poluída por gases e detritos lançados pelas indústrias e petroleiros). A ideia é mostrar as consequências dos comportamentos abusivos do ser humano em relação à Natureza e a necessidade de preservar e cuidar do nosso planeta.
Nas duas áreas, as crianças poderão se envolver em jogos e atividades como “Velho vira Novo”, que ensina a reciclar papel; Jogo da Separação, que orienta a separar os resíduos; Bioplástico, que mostra como fazer plástico ecológico; Maré Negra, que simula um vazamento de óleo; Mar de Plástico, que aborda a questão da poluição dos mares e Chuva Ácida, que trata da poluição do ar.
A exposição “SOS Planeta” faz parte da Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental do Município de Sintra, que está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (agenda das Nações Unidas para 2030). Em particular, a exposição se relaciona com o ODS 13, que se refere à Ação Climática, e que propõe medidas para combater as alterações climáticas e os seus impactos.